MCDI - Ministério Cristão de Discipulado e Integração. Levando as Novas da Graça Divina. Faça parte desta Obra!


Todo sucesso na vida cristã começa e depende unicamente do pleno mover do Espírito Santo

06/03/2016 10:22

 

O ponto de partida em tudo na vida cristã é o mover do Espírito. Ele começa com a nossa salvação nos regenerando-nos, convencendo-nos do pecado e nos inserindo na família divina (Jo 16.8). Depois ele pode mover em cada ação bem sucedida na nossa vida cristã. E vai intensificando esse mover até a plenitude. Quando ele mover plenamente, nos leva também a uma fé genuína ao ponto de tornar tudo possível a nós (Mt 17.20;Mc 9.23). Podemo-nos ver  andando plenamente no mover de sua unção, na sua inspiração, na sua graça, na sua assistência em nossas fraquezas, na sua sabedoria. Esse mover nos conduz a uma comunhão profunda e íntima com Deus, na revelação da sua palavra, no seu amor, na sua direção, nos seus ensinamentos, no seu repouso e descanso, nos pensamentos compatíveis à recomendação bíblica (Fp 4.8), nos seus dons e no seu fruto... Devemos ter um desejo, por aquilo que queremos, como se fosse uma obsessão. Quando o Senhor disse na cruz: “está consumado” estava dizendo que tudo estava pronto e pago completamente. Podemos, então, entender que naquela hora tudo foi provido para nós. Tornamo-nos herdeiros do Pai e co-herdeiros dele, Cristo. A partir daquele momento o Senhor nunca mais precisou prover nada, especificamente; isto é, ação por ação, provisão por provisão, cura por cura, milagre por milagre. Porque o recurso para que tudo aconteça foi provido na cruz. Ele só libera. Milagres, curas, provisões, fé, graça, perdão, revelação, descanso e repouso, saúde, força; bem como o mover do Espírito e suas consequências, tudo está provido de uma vez por toda.

O que precisamos, na verdade, é aprender entrar na dimensão, pela fé, de cada uma dessas provisões e vivenciá-las. E essa é nossa parte. Creio que, com o recurso que o Senhor já nos concedeu (o Espírito Santo), podemos cultivar uma comunhão profunda com ele e com meditação e visualização podemos criar um quadro imaginativo daquilo que desejamos receber do Senhor: Penso, => imagino, => sinto,=> desejo, => creio, => ajo, => tenho resultadosDesejo, inclusive do mover pleno do Espírito Santo. Foi por isso que Paulo disse para pensarmos bem: Fp 4.8. Baseado em Fp 4.8, precisamos vigiar a nossa mente, se queremos ter sucesso na nossa vida cristã. Pensamento é energia. Pensamento gera sentimento, sentimento gera desejo (emoção), e desejo gera ação, que por sua vez gera resultados.  Se queremos bons resultados, precisamos começar como nossos pensamentos.  Creio que o maior recurso que dele dependem todos os outros é o mover pleno do Espírito Santo.

O pleno mover do Espírito no mais profundo do nosso ser, norteando todas as nossas  ações, é a chave mestra com a qual podemos abrir qualquer porta para acessarmos os recursos providos por Jesus e destinados  a nós. E tudo isso acontece única e exclusivamente por meio da graça. Não temos que nos preocupar com nada que tenha ver com nosso mérito próprio.

Todos nós sonhamos com o fruto e os dons do Espírito e os buscamos com todo afinco, mas esquecemos de cultivar uma sintonia e uma comunhão plenas com ele. No fruto e nos dons está incluída a fé, que sem a qual é impossível agradar a Deus. 

Do que precisamos, então nesse processo?  Primeiro, precisamos ter uma conscientização, sem nenhuma sombra de dúvida, de que a nossa necessidade acima de tudo é do mover pleno do Espirito e que tudo de que precisamos para vivermos uma vida plena e abundante está nesse recurso, tudo, tudo, mesmo. Precisamos ter essa convicção, sem vacilar. Segundo, precisamos esquecer, no mesmo tempo de tudo, direcionando o nosso foco não para as consequências desses recursos e sim para esse envolvimento pleno com a pessoa do espírito. Em outras palavras, o que de que na verdade precisamos, em primeiro lugar, não é do fruto ou dos dons; não é da fé nem como fruto nem como dom; não em primeiro lugar de uma vida santa, de vitória sobre o pecado, de sucesso ou ainda dessa vida plena e abundante. Tudo isso é necessário, mas não passa de consequência  do pleno mover do Espírito. O que de fato precisamos é do pleno mover. Nessa direção deve estar imprescindivelmente o nosso foco principal.

No processo do desenvolvimento da nossa vida cristã, todo e qualquer progresso em toda e qualquer área é consequência estritamente desse pleno mover. Vamos pensar um pouco mais em maior profundidade: 

1) SALVAÇÃO: Comecemos com a nossa salvação - Na Bíblia está escrito que o Espirito Santo opera a nossa salvação mediante o novo nascimento e a convicção de nossos pecados, bem como a convicção do nosso perdão pela conscientização do poder e valor da nossa redenção em Cristo Jesus.

2) SEU HABITAR EM NÓS: Uma vez salvo, o eleito, passa ser morado do Espírito e a partir disso o salvo passar ter todos os recursos para o processo de uma vida cristã bem sucedida em tudo. Mas é bom sempre lembrar que não é o bastante ter o Espírito morando em nós, isso em si só não é o bastante para o sucesso cristão, é só o começo. Se ficarmos somente nesse fato a vida toda, não teremos, necessariamente nenhum sucesso. Precisamos, que, além dele habitar em nós, do seu fluir, do seu mover pleno.

3) NOSSA SANTIFICAÇÃO: Pedro e Paulo disseram que fomos "eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas" (1Pe 1:2). Que "...devemos sempre dar graças a Deus..., porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade (2Ts 2:13). Sabemos que a santificação inclui vitória sobre o pecado e que é pelo Espírito que vencemos o pecado, veja: "Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne" (Gl 5.16).

4) NOSSA VIDA DE ORAÇÃO: Sem esse mover do Espírito a nossa oração é ineficaz, veja: "Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis" (Rm 8.26).

4) CONHECIMENTO PRONFUNDO DA PALAVRA: O profeta Isaías já dizia há 700 anos AC: "Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR" (Is 11:2). E Paulo disse mais: "para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele" (Ef 1:17). Aqui é como se Paulo estivesse dizendo: que Deus libere para o vosso desenvolvimento a revelação e a sabedoria do Espírito que já está em vocês. 

Me refiro aqui em relação ao conhecimento em tudo que se refere a Deus , sua palavra e sua vontade.

5) MINISTERIO BEM SUCEDIDO: O sucesso no nosso ministério depende da manifestação do fruto e dos dons do Espírito. Sem o fruto do Espírito o qual Paulo menciona em Gl 5.22 e 23; bem como sem a manifestação dos dons espirituais dos quais Paulo fala em Rm e 1Co 12, não há nenhum sucesso ministerial. Dependemos, também, desse fruto para o desenvolvimento em qualquer área da nossa vida cristã. 

6) VERDADEIRA ADORAÇÃO: Jesus disse que: "Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade" (Jo 4:24). Ninguém adora a Deus dessa forma, a não ser que o faça no pleno mover do Espírito.

7) RESUMOS DOS 6 PONTOS: Agora vem o ponto nevrálgico da questão. A pesar  da conscientização que precisamos ter da importância de todos esses pontos (mencionei apenas os que considero base de tudo, mas há inúmeros outros), não devemos manter o nosso maior foco neles, pois todos são consequência e não causa do pleno mover do Espírito. Em tudo na vida precisamos manter o nosso maior foco na causa e não nos efeitos. Aqui está a razão do nosso fracasso nessa questão. Se ao pensar em ter uma árvore frutífera, eu focar apena a árvore e não plantar a semente, nunca terei a árvore e nem o fruto. Mantenha seu foco dia e noite, no mais  profundo de seus pensamentos, no pleno mover do Espírito. Confronte todos seus pensamentos com esse propósito. Mantenha em mente sempre o crivo que Paulo mencionou em 2Co 10.5 e Fp 4.8: "... levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo. Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento". Se você fizer assim, seguramente vai viver essa maravilhosa experiência, e tudo será diferente  na sua vida e em todas as áreas. Continua...

Aramisio Borges

 

—————

Voltar