MCDI - Ministério Cristão de Discipulado e Integração. Levando as Novas da Graça Divina. Faça parte desta Obra!


O SALVO NUNCA SERÁ DESQUALIFICADO

06/03/2016 08:49
O SALVO NUNCA SERÁ DESQUALIFICADO

O SALVO NUNCA SERÁ DESQUALIFICADO 

                                                                                                                                                                                         
"...Mas esmurro meu corpo, e o reduzo à servidão, para que TENDO PREGADO A OUTROS, NÃO VENHA EU MESMO A SER DESQUALIFICADO". (1Co 9,24 a 27)

Para entender corretamente este versículo, é bom ler todo o texto indicado pela irmã (versos 24 a 27).

Paulo recorre ao conhecimento que os seus leitores tinham dos Jogos Istmicos, que se realizavam a cada 2 anos, próximo a cidade de Corinto, para fazer uma analogia entre as provas de atletismo olímpicas e a carreira da fé cristã.

O atleta para ser vencedor precisa treinar diligentemente e se submeter até mesmo a certos sacrifícios, a fim de conquistar o prêmio (coroa corruptível - Nos Jogos Istmicos esta coroa era feita de ramos de pinheiro ). Paulo segue afirmando: eles fazem isto para alcançar a coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. E prossegue o Apóstolo dizendo: "não corro sem meta, assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo, e o reduzo à escravidão para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo ser desqualificado." O que o Apóstolo quer ensinar, evidentemente, é a autodisciplina que o crente precisa ter em relação às lutas interiores, para superar as paixões e fraquezas carnais que fazem guerra contra a alma, e, que se não combatidas, prejudicam a comunhão com Deus, e impedem o crente de crescer e de frutificar. Veja o que diz Romanos 8:13 "Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se pelo Espírito mortificardes os feitos do corpo, certamente vivereis."

A "desqualificação" referida no texto diz respeito ao GALARDÃO, e não a salvação. Aquele que foi verdadeiramente salvo, lavado e remido pelo sangue do Cordeiro, que teve TODOS os seus pecados levados por Cristo sobre Si, no madeiro, jamais será desqualificado ou perderá a salvação. Ninguém irá para o céu em razão das boas obras que houver praticado já que a salvação não é por obras, e sim pela graça (=favor imerecido!), é dom de Deus para que ninguém se glorie! "Já, pois, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, porque a lei do espírito da vida em Cristo os livrou da lei do pecado e da morte.".

A salvação se recebe pela graça. Já o GALARDÃO se conquista pelo trabalho!

A salvação não se perde jamais! Já o Galardão perde-se (isto é, deixa-se de conquistá-lo!) se não há obras! Veja alguns textos:-

I Coríntios 3:14 "Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá o galardão"

Apoc 22:12 "Eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras."

II Jo 2:8 "Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão".

Pr Edmar V. Silva


 

—————

Voltar