MCDI - Ministério Cristão de Discipulado e Integração. Levando as Novas da Graça Divina. Faça parte desta Obra!


O que Paulo está falando em romanos 3.1-8?

06/03/2016 10:42

O que Paulo está falando em romanos 3.1-8?

O que Paulo está falando aqui é que de fato o nosso pecado coloca em relevo a gloria de Deus: quando pecamos o nosso pecado revela o perdão de Deus (e isso é gloria), quando mentimos, a nossa mentira trás a verdade de Deus à tona, (e isso é glória), quando cometemos uma injustiça qualquer, a justiça de Deus é revelada (isso é glória). Então, o nosso pecado não altera mais os procedimentos de Deus em relação a nós, os salvos. Mas como Deus deixou estabelecido que todo pecado é a transgressão de uma lei e por ser transgressão há uma punição, então devemos evitar veementemente o pecado. A transgressão dessa lei (não a lei de Moisés), traz a punição (para o salvo correção e disciplina)  a qualquer um que transgredir, seja ele salvo ou não.

Nenhum salvo vai chegar a um juiz e dizer, meritíssimo eu transgredi a lei porque Jesus já pagou por esse crime na cruz! O juiz vai dizer: bom, Jesus resolveu o problema da lei em relação a Deus, mas em relação a sociedade você tem que pagar pelo crime. O nosso pecado revela a glória de Deus, mas trás punição, pela transgressão, sobre nós. Isso também é lei (normas, critérios, estabelecidos por Deus).

Em relação a Deus está tudo certo, mas em relação a nós e a sociedade, sofremos pelos nossos atos impróprios. Para que alguém não diga: bom, então posso pecar à vontade, fica claro que o pecado trás a glória de Deus lá e a punição para nós aqui. O que fazemos de errado aqui não altera a nossa salvação, o nosso destino, nem o nosso relacionamento com Deus lá; mas altera os procedimentos das pessoas e da sociedade em relação a nós aqui. É o caso das leis da natureza em relação a nossa saúde e ao nosso bem estar de forma geral. Todas as leis aqui têm a ver com a nossa preservação. Ninguém, em são raciocínio,  vai saltar de um edifício de 40 andares para ter uma experiência de aventura, porque há uma lei estabelecida, a lei da gravidade. Portanto, em relação a Deus a única lei que existe é o amor. Paulo disse que Jesus removeu os mandamentos em forma de ordenanças e que tudo se resume no amor. “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz;  tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz” (Ef 2.14,15; Cl 2.14)

Até mesmo em relação ao próximo se praticaríamos o amor, conforme a Bíblia orienta, não faríamos nada que poderia machucá-lo “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei. Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Rm 13.8,9; Gl 5.14). Mas em relação ao mundo as leis estão todas aí, e quem transgredir  sofrerá as consequências.

 

Pr Aramisio Borges

 

—————

Voltar